segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

UM DESENHO GRUNGE

Taí o desenho que eu finalizei para o Mateus.





















Algumas bandas quando nascem chamam muita a atenção.
Seja por sua sonoridade perfeita, ou pelo carisma dos integrantes,
pelo visual...sei lá. Existem x fatores para uma banda se destacar.

O Nirvana não tinha nenhuma dessas qualidades.
A banda era podre! Era Grunge!

Quando eu escutava o som dos caras com os meus 17 anos,
eu ficava impressionado com aquela distorção desafinada e com
o vocal tão despretensioso. Eu sentia tipo uma vergonha alheia saca?
Mas era justamente por causa dessa podridão que eu escutava.

Os caras eram fod4s!

Quando o meu irmão chegou em casa com uma fita VHS do Nirvana,
eu conheci o que eu chamo hoje de "o melhor acústico mtv de todos".
Naquela apresentação eu pude notar o quanto o Kurt era perturbado.
Ele tinha um olhar vazio e fúnebre. Daqueles de quem fazia merda
o tempo todo. Até a big merda de se matar!
Tem gente que fala em assassinato,
mas eu tenho certeza que o cara se matou.

Atualmente eu escuto muito pouco os cds do Nirvana que tenho,
mas estava eu finalizando esse desenho e botei pra ouvir o In Utero,
que é um puta álbum. Foi fod4! Eu escutei e senti as mesmas
sensações de quando conheci a banda. Na época eu não entendia
direito o que o Kurt e cia estavam fazendo. Que era escrever mais
um capítulo na história da música.

Agora eu sei que algumas bandas quando nascem, não morrem nunca mais!



2 comentários:

  1. João,

    Permita-me discordar de vc em alguns pontos.

    O Nirvana não tinha visual ?
    Tdo bem q os caras não tavam nem aí pra (quase)
    nada, mto menos pra própria aparência, mas ainda assim, msmo não querendo, os caras acabaram lançando moda: o grunge, com suas calças jeans desbotadas, tênis All Star meio surrado e aquelas lindas camisas flanelas xadrez.

    Os caras, no som e na atitude, realmente eram despretensiosos, principalmente o Kurt, mas, apesar da distorção e desafinos, a música feita por eles atendia aos mínimos critérios de qualidade (Nevermind, por ex. - meu disco favorito deles - é de uma sonoridade fantástica, de viajar geral, aliás, de "alcançar o nirvana" ).

    O acústico MTV dos caras, na minha opinião, não é o melhor acústico de todos, mas, de uma coisa eu tenho certeza: é nesse registro q a voz do Kurt mais se mostra bela, sincera e emocionante. O cara tinha uma bela voz ... com certeza !

    E, qto ao seu desenho João, pô, demais bicho !!
    Gostei msmo !

    Vc conseguiu captar o Kurt num de seus raros, porém sinceros, momentos de aparente alegria.

    Abçs !!!

    ResponderExcluir
  2. Meu grande brother Maik
    Engraçado cara!
    Acabei de deixar um comentário em seu blog
    no post sobre o INXS.

    Sobre as observações que você fez gostaria
    de deixar uma ressalva.

    Quando eu falei de visual e tals, é claro que
    os caras fizeram milhões de negos se vistirem
    iguais e tals... Mas uma coisa é você ir em uma
    loja de departamento feminina comprar roupas
    coloridas e ter coragem de subir num palco e
    outra é o cara ir com o seu jeans surrado.
    Com certeza a criatura do primeiro caso queria
    fazer merchandising de alguma caneta marca
    texto, ou definitivamente acha que isso vai
    tirar a atenção do público para o lixo que
    eles chamam de música.

    Seilá!

    Ah! Sobre o acústico sou irredutível!


    E valew pelos elogios. O desenho ajudou
    demais na finalização. Créditos do Mateus,
    meu amigo do DA.

    ResponderExcluir

Vamos rolar uma ideia aí!?